O Seu Centro Médico em Lisboa


Retinopatia por diabetes
Retinopatia por hipertensão arterial


Qualquer doença inflamatória da retina (a membrana sensível á luz na parte traseira do olho) designada Retinopatia arteriosclerotica é a doença da retina devida a arteriosclerose ("endurecimento das artérias"). Retinopatia diabética é doença retiniana associada a diabetesRetinopatia hipertensiva é doença retiniana devido à tensão sanguínea elevada.


Retinopatia por diabetes

São alterações na retina devido a diabetes. Divide-se quanto á evolução em duas fases: não proliferativa (não existem vasos neoformados) e proliferativa (tem vasos neoformados). Estes vasos neoformados são anormais (fontes de hemorragias) e resultam de um estado de má nutrição da retina por alterações microvasculares. A intensidade dessas alterações depende do controle da glicemia e de características hereditárias. Os pacientes com diabetes têm de acompanhados para que se faça o diagnóstico da fase controlável (inicial) da doença e seu respectivo tratamento.


Retinopatia por hipertensão arterial

São alterações da retina devido a um aumento da pressão arterial. O tratamento e a prevenção da evolução da doença consiste no controle da pressão arterial. O gravidade depende da intensidade da Retinopatia que é regra gera assintomatica.