Principais alterações
Exames de Diagnostico
Sintomas
Tratamento
O conceito de estreitamento do canal raquidiano baseia-se no facto de que há um mínimo de espaço necessário ao funcionamento dos elementos nervosos nele existentes (a medula e as raízes nervosas).
O aparecimento de um canal raquidiano estreito é um fenómeno a longo prazo.
De um modo geral um canal raquidiano estreito já nascido com a pessoa, começa dar sintomas quando no decurso da idade se vão juntando alterações degenerativas como sejam as deformações das vértebras e dos ligamentos entre elas que vão aumentando o grau do estreitamento.
O canal raquidiano é no seu todo constituído pelo conjunto de todas as vértebras e assim as alterações que se verificam em cada vértebra podem contribuir para o aperto (estenose) num determinado nível.
Cada vértebra consiste em corpo vertebral, os pediculos e as laminas, todos eles constituindo o anel ósseo que limita o canal raquidiano sendo, de particular interesse o que se passa a nível do disco intervertebral. Todos os processos degenerativos próprios da idade que alterem qualquer um destes elementos contribui para o aparecimento de um canal lombar estreito (estenotico).
Principais alterações:
- Uma saliência do disco;
- Aumento da espessura dos ligamento amarelos;
- Deslocamento das facetas articulares intervertebrais;
- Deslizamento da vértebras entre si;
Exames de Diagnostico:
O RX simples permite revelar deformação das articulações intervertebrais deslizamento das vértebras etc.
A TAC (Tomografia Axial Computadorizada) permite apreciar em simultâneo a existência de um canal estreitado pela saliência do disco situado na parte da frente do canal; deformação das articulações intervertebrais que aumentam de volume e apertam lateralmente o canal.
A Ressonância Magnética é o método mais vantajoso de um canal estreito (estenotico). Para alem de todos os detalhes fornecidos pela TAC tem a vantagem de poder analisar as raízes do nervo ciático na sua saída do canal raquidiano para os membros inferiores.
Sintomas
A dor é a principal queixa. Geralmente é uma dor lombar durante vários anos até que o estreitamento se torna critico e os elementos nervosos começam a ser afectados levando ao cansaço na marcha em que após percorrer varias dezenas de metros o indivíduo tem de descansar para voltar a andar normalmente.
Tratamento
O Tratamento consiste na intervenção cirúrgica para alargamento do canal raquidiano.