O Seu Centro Médico em Lisboa

 

 

Disfunção Eréctil (DE), erradamente conhecida como impotência sexual, caracteriza-se pelo facto do homem não conseguir obter ou manter a ereção durante uma relação sexual.

  

Cerca de 50 % dos homens com mais de 50 anos padecem desta disfunção. É no entanto importante salientar que perder a erecção algumas vezes durante a vida é completamente normal e não significa que exista algum tipo de disfunção sexual.

A Disfunção Erectil só é considerada uma disfunção a partir do momento em que se torna recorrente e persistente. Nesse momento deve ser procurado aconselhamento.

 

 

 

Tratamento da Disfunção Erectíl

 

A Disfunção Erétil fisiológica pode ser tratada através de medicamentos ou cirurgia nos casos em que a ereção está permanentemente prejudicada por alguma doença (diabetes, cancro da próstata, etc..)

Em contrapartida a DE psicológica pode ser tratada através de terapia sexual realizada por um sexólogo que indicará exercícios evolvendo a parceira(o) como um coterapeuta que ajudará o homem na execução dos mesmos. O rompimento de mitos e tabus, bem como o esclarecimento de dúvidas e preconceitos em torno da sexualidade também são ferramentas essenciais no tratamento desta disfunção.


Reestruturação Cognitiva, Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia Sexual e de Casal além de técnicas são muito úteis no tratamento da Disfunção Erétil.

É importante dizer que  a perda de erecção não o torna o homem nem pior, nem menos valorizado.