O Seu Centro Médico em Lisboa

 

O vaginismo é um problema muito comum nos consultórios ginecológicos, mas com tratamento muito pouco divulgado pelos ginecologistas. Caracteriza-se por contracções involuntárias dos músculos pélvicos que acaba por impedir a penetração ou causar dores durante a relação sexual.

Quando realizado por um sexólogo, o tratamento é um dos mais rápidos e eficazes de todas as disfunções sexuais femininas e com menor recidiva no consultório, ou seja, é muito reduzido o número de mulheres que voltam ao consultório com o mesmo problema.

Essas contracções acontecem geralmente devido a um medo (algumas vezes consciente, outras inconsciente),  causado por um trauma ou vivência marcante na infância e/ou adolescência, onde a mulher se vê impossibilitada de ter penetração, por contrair involuntariamente os músculos da região pélvica incluindo o canal vaginal e muitas vezes até as pernas, fazendo com que as mulheres e seus parceiros sofram durante anos com a dificuldade da penetração.

 

Tratamento da Vaginismo

 

Através de exercícios indicados pelo sexólogo para serem feitos em casa, individualmente ou com o parceiro, como a dessensibilização sistemática, exercícios de consciencialização corporal e técnicas da terapia sexual, o tratamento se torna funcional e assertivo apresentando um prognóstico muito positivo.

O tratamento do vaginismo tem uma taxa de sucesso elevada e possibilita a mulher, muitas vezes virgem, uma relação sexual saudável e satisfatória.