O Seu Centro Médico em Lisboa


Inflamação da conjuntiva a membrana na parte interna da pálpebra e da membrana que cobre o branco do olho. As conjuntivas reagem a uma largo espectro de bactérias, de vírus, de agentes alergénicos irritantes e de agentes tóxicos. Formas virais e bacterianas de conjuntivite são comuns na infância. A causa principal de um olho vermelho é a infecção por vírus. As pálpebras podem ficar inchadas. Por vezes olhar para luzes brilhantes é doloroso. Esta infecção deve ser correctamente diagnosticada, detectada e tratada. O olho vermelho viral é altamente contagioso.


As bactérias que causam mais geralmente o olho vermelho são staphylococcus, pneumococcus, e streptococcus. Os sintomas incluem a dor do olho, o inchaço, a vermelhidão, e um moderada a grande quantidade de lacrimejar, geralmente amarelo ou esverdeado . As pálpebras podem ficar coladas ao acordar, devendo aplicar uma compressa morna para lavar os olhos e aplicar gotas e pomada de antibióticos. O olho vermelho nos adolescentes e nos adultos podem ser provocados por conjuntivites sexualmente transmitidas, a maior parte das vezes são neste caso provocadas por Clamydias (bacterias).


O olho vermelho devido a alergia (conjuntivite alérgica) é acompanhado geralmente de comichões intensas, espirros. É frequentemente sazonal, e acompanhada com outros sintomas típicos do alergia tais como espirrar, comichão no nariz, ou a garganta a arranhar. Panos humedecidos com agua fria aplicados as olhos a gotas descongestionantes do olho fornecem alivio aos sintomas.


O olho vermelho químico (conjuntivite toxica) pode resultar quando uma substância irritante entra nos olhos. As substancias irritantes comuns são líquidos de limpeza, pulverizadores de qualquer tipo, fumo, e poluentes industriais. A lavagem dos olho com agua abundante é muito importante nestas circunstancias.


A conjuntivite persistente pode ser um sinal de uma doença subjacente. O mais frequente são doenças reumáticas, tais como o arterite reumática e lúpus etc. A conjuntivite é associada a determinadas doenças inflamatórias dos intestinos tais como colites ulcerosa e a doença ulcerativa de Crohn.


O olho vermelho de aparecimento rápido pode também ocorrer quando os vasos sanguíneos que cobrem o olho rompem devido a um traumatismo ou a mudanças na pressão dentro da cabeça (para o exemplo, após rir ou vomitar, ao mergulhar, ou fazer o pino, ou stress). Esta circunstância é chamada hemorragia subconjunctival . Pode parecer impressionante mas é geralmente inofensiva.