O Seu Centro Médico em Lisboa


O coração é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda. Quando uma dessas cavidades falha como bomba, não sendo capaz de enviar adiante todo o sangue que recebe, falamos que há insuficiência cardíaca. A Insuficiência Cardíaca  é uma incapacidade do coração  realizar as suas funções de forma adequada como consequência de outras condições.


Existem a Insuficiência Cardíaca Aguda  e a Insuficiência Cardíaca Congestiva  A Insuficiência Cardíaca Aguda é um acontecimento súbito e catastrófico e que ocorre devido à qualquer situação que torne o coração incapaz de uma acção eficaz.  Geralmente a Insuficiência Cardíaca Aguda é consequência de um enfarte do miocárdio, ou a uma arritmia severa do coração.


A Insuficiência Cardíaca Aguda é uma situação grave, exige tratamento médico imediato, e mesmo assim é, muitas vezes, fatal.  A Insuficiência Cardíaca Congestiva pode aparecer de modo agudo mas geralmente desenvolve-se gradualmente, ao longo de vários anos. Sendo uma condição crónica, o coração adapta-se o que pode permitir uma vida prolongada, às vezes com alguma limitação aos seus portadores, se devidamente acompanhada.