O Seu Centro Médico em Lisboa


Uma circunstância em que os eixos visuais dos olhos não estão paralelos e os olhos parecem olhar em sentidos diferentes. No estrabismo divergente ou exotropia, os eixos visuais divergem. Se os eixos visuais convergirem, chama-se estrabismo convergente ou esotropia.


A criança deve ser observada pelo oftalmologista que provavelmente lhe receitara uns óculos. O tratamento clássico para o estrabismo foi durante muito tempo um penso, cobrindo o olho mais forte com um penso, forçando o olho mais fraco para fazer bastante trabalho para alcançar a performance do outro e impedir o desenvolvimento da ambliopia (cegueira). Presentemente alguns oftalmologistas utilizam gotas de atropina colocadas diariamente no olho (dominante) mais forte. A atropina trabalha esbatendo a visão em vez de obstruir a visão no olho mais forte com acontece com um penso.


O estrabismo severo pode requer cirurgia. A cirurgia é projectada de modo a aumentar ou diminuir a tensão dos músculos oculares externos. Os seis músculos extra-oculares do olho movem-no em todas as direcções. Quando a cirurgia do estrabismo for necessária deve ser feita quanto antes, por forma a melhorar a possibilidade da criança conseguir vir a ter visão binocular normal.