O Seu Centro Médico em Lisboa

 

É um exame no qual as vias aéreas altas são analisadas através de um endoscópio. É particularmente  útil para o diagnóstico de doenças da faringe.:

 

O que é a laringoscopia?

Quando é indicado?

Como é o procedimento?

 

 

O que é a laringoscopia?

A laringoscopia é um exame realizado para a análise do nariz, da laringe, da faringe e da boca. Estes são observados com o uso de um pequeno tubo flexível que recebe o nome de endoscópio. Este aparelho consegue gerar imagens ampliadas do local em alta resolução. Geralmente  é composto por uma fonte de luz acumulada a um sistema de video.

Além da visão das estruturas em alta resolução, o endoscópio permite ainda a realização de biópsias para uma análise posterior. Durante o procedimento o médico e o paciente podem acompanhar as imagens através de uma ecran. É um exame bastante simples com pouco incomodo para o paciente.

 

Quando é indicado?

Este procedimento permite uma análise cuidadosa da boca, do nariz, da laringe e da faringe. Através do endoscópio o médico pode analisar o estado das mucosas, lesões, fazer biópsias paraposterior análise e diagnosticar diversas doenças como rinites, faringites, entre outras.

O seu médico pode solicitar este exame  se tiver queixas de rouquidão, de refluxos, de dor local, de tosse e de falta de ar, etc..

 

Como é o procedimento?

O endoscópio é introduzido na boca do paciente e levado para à estrutura em questão. Pode gerar um certo desconforto.

Alguns pacientes são mais sensíveis que outros e a introdução do aparelho pode gerar reações diferentes. Geralmente, o exame leva apenas 10 minutos.