O Seu Centro Médico em Lisboa

 

O que é uma colposcopia?

 

A colposcopia é um exame que consiste na observação direta do trato genital inferior, isto é, a vulva, a vagina e, sobretudo, o colo do útero. É realizada utilizando um colposcópio (aparelho semelhante a um microscópio provido de uma fonte de luz e uma lente binocular) que permite a observação ampliada das estruturas. O colposcópio pode ter uma camara acoplada que permite a transmissão de imagens para um monitor.

 

Como é realizada?

 

O exame é um exame simples que demora cerca de dez a vinte minutos e é semelhante a um exame ginecológico comum. É realizada com a paciente deitada de costas, com as pernas fletida. Durante a colposcopia são aplicadas soluções líquidas para ajudar a identificação de alterações das células.

A colposcopia não provoca dor podendo a paciente no entanto sentir um ligeiro incômodo, causado pela colocação do espéculo vaginal e pelo líquido aplicado.

Caso seja detetada durante o exame alguma alteração ou suspeita podem ser colhidos pequenos fragmentos de tecido (biópsia), para análise posterior. Este procedimento é quase sempre indolor e bem tolerado. É descrito como uma picada rápida.

Em algumas situações pode proceder-se imediatamente ao tratamento das lesões, recorrendo a soluções químicas ou elementos físicos como o electrocautério a criocoagulação ou laser.

 

Quando é indicada?

 

A indicação mais comum para uma colposcopia é a suspeita ou a deteção de células anormais na citologia efetuada em consulta. Outras indicações da colposcopia incluem: alterações detetadas no exame ginecológico (colo, vagina ou vulva), hemorragias espontâneas.

A necessidade de realizar qualquer exame é sempre tomada pelo médico, em função das características individuais de cada doente e das suas queixas ou doença

 

Preparação:

 

A colposcopia não exige preparação. A paciente deve simplesmente abster-se de relações sexuais nas 48 horas que precedem o exame, não usar nenhum creme vaginal antes do procedimento e estar fora do período menstrual.