O Seu Centro Médico em Lisboa


Um tipo lesão do nervo (neuropatia) causado pela compressão e pela irritação do nervo mediano no pulso. O nervo é comprimido dentro do túnel carpico, um canal ósseo no lado da palma do pulso que fornece a passagem para o nervo mediano à mão. A irritação do nervo mediano é especificamente devido à pressão do ligamento carpico transversal. O Sindrome do túnel de Carpico pode ser devido ao trauma do trabalho repetitivo tal como aquele de caixas do supermercado, de verificadores em outros tipos de lojas, de trabalhadores da linha de conjunto, de empacotadores, de dactilógrafos, de contabilistas, de escritores, etc. Outros factores que predispõem ao sindrome do túnel Carpico incluem o obesidade, a gravidez, o hipotiroidismo, a artrite, e a diabetes.




Os sintomas de sindrome do túnel Carpico incluem o adormecimento da mão, dor do pulso, e de pontadas tipo agulhas sobretudo durante a noite, da fraqueza no aperto. O diagnóstico é baseado em sintomas, suportado em sinais do exame médico, e confirmado por testes de condução do nervo. O tratamento depende da severidade dos sintomas e da causa subjacente. Diagnosticado cedo é tratado geralmente pela modificação de actividades, e de medicamentos anti-inflamatórios. Diagnosticado cedo, o sindrome do túnel Carpico é reversível. A cirurgia é indicada se outros tratamentos falharem. No sindrome do túnel Carpico avançado, particularmente com diminuição acentuada da força da mão e atrofia do músculo, a cirurgia é feita para evitar lesões permanentes do nervo.

O procedimento cirúrgico alivia a pressão exercida no nervo mediano dentro do túnel Carpico. A cirurgia é executada através de uma pequena incisão usando antestesia local.

 

Resumo


  O Síndrome do túnel de Carpico é causado pela irritação do nervo mediano no pulso
Toda a circunstância que exerce pressão no nervo mediano pode causar o Síndrome do túnel carpico.
Sintomas do Síndrome do túnel carpico incluem o adormecimento e diminuição da força na mão.
O diagnóstico do síndroma do túnel Carpico é diagnosticado com base em sintomas, suportados por exames de diagnostico.
O tratamento do Síndrome do túnel Carpico do túnel depende da severidade dos sintomas e da causa subjacente.