O Seu Centro Médico em Lisboa


Esquece-se frequentemente de nomes, palavras, objectos, compromissos, ...? Apresenta dificuldades de Atenção, Concentração, Memorização?


Podemos ajudá-lo(a)!




Terapeutas

Drª Carla Oliveira


No Ginásio da Mente é possível a prevenção e a ativação das funções cognitivas, de forma a agilizar a resposta mental e permitir a eficácia em: recordar nomes, solucionar problemas, organizar ideias, fazer compras, orientar-se mais facilmente, melhorar a fluência e a compreensão verbal, desenvolver a atenção e o espírito de observação, a memória dos rostos, das formas, das cores, dos detalhes, etc.

O Ginásio da Mente consiste no treino cognitivo, inovador na área da Saúde, com recurso a novas tecnologias. É um processo terapêutico que permite a estimulação e/ou recuperação das funções cognitivas como a Atenção, a Concentração, a Memória e Aprendizagem, o Raciocínio Lógico, a Percepção, a Linguagem, etc., respeitando as características de cada indivíduo.


O fazemos no Ginásio da Mente?
Benefícios do Treino no Ginásio da Mente
A quem se destina o Ginásio da Mente?
Método de Treino


 

O fazemos no Ginásio da Mente?


A pessoa treina a sua Mente para fortalecer a sua Actividade Mental, previne o declínio das Funções Cognitivas e reabilita défices já instalados.

Não sendo invasivo, é completamente isento de efeitos colaterais e tem provado conduzir a resultados rápidos e permanentes, tanto em crianças como em adultos, independentemente da terapêutica medicamentosa.

No Ginásio da Mente utilizamos um treino específico adequado a cada situação a tratar, que permite a melhoria de diferentes domínios cognitivos. O treino começa com procedimentos básicos simples que se tornam, gradualmente, mais complexos.

O que acontece no seu cérebro após o treino?

O cérebro é considerado o sistema orgânico mais complexo do nosso corpo e “central” do sistema nervoso.

Com a continuidade de treino da sua Mente é provocado uma elevação de sangue no seu cérebro com consequente aumento de oxigénio nas áreas locais, proporcionando mais actividade funcional local. Isto leva a maior produção de neurotransmissores e da sua circulação pelas restantes áreas cerebrais, originando a estimulação difusa que permite a melhoria da actividade cerebral global, melhor performance e mais vitalidade.

No Ginásio da Mente o seu cérebro adquire uma maior velocidade no processamento da informação recebida, mais flexibilidade das funções cognitivas e maior eficácia da atenção, da concentração, da memória e de todas as outras funções.

Quando consolidada a aprendizagem com o treino, o cérebro já é capaz de, automaticamente, atuar com a eficácia desejada, sendo os resultados alcançados, mantidos e conservados.

Após um período adequado de treino e com os resultados alcançados, um adulto, por exemplo, com queixas de memória, poderá voltar a lidar com a vida do dia-a-dia de forma normal, enquanto que um estudante que fez estimulação da sua capacidade de atenção e concentração obterá uma melhor performance intelectual.


Benefícios do Treino no Ginásio da Mente


Com o treino no Ginásio da Mente obtém diferentes e variados benefícios, nomeadamente:

Aumento das suas reservas cognitivas (Atenção, Concentração, Perceção, Memória, Linguagem, Cálculo…);

Plasticidade cerebral, pelo aumento de sinapses inter neurónicas;

Retarda o aparecimento de quadros demenciais e, após estabelecidos, retarda o seu desenvolvimento;

Promove a região hipotalâmica1

1Hipotálamo – é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, sendo um dos principais responsáveis pela homeostase corporal. Liga o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas. É responsável por: controlar a temperatura corporal; regular o apetite; o balanço da água no corpo e a regulação do sono. Está envolvido na emoção e no comportamento sexual.

Promove a auto estima e atenua/resolve receios de doenças degenerativas, melhorando a qualidade de vida e a autonomia.

Reabilita competências cognitivas, comprometidas por depressões, perturbações do sono; distúrbios da atenção e da memória; quadros demenciais; alterações neuropsicológicas, etc.


A quem se destina o Ginásio da Mente?


O Ginásio da Mente pode ser frequentado por todas as faixas etárias, desde Crianças e Adolescentes que queiram obter melhoria no rendimento escolar, a Adultos e Seniores que pretendam exercitar e melhorar o desempenho das suas capacidades cognitivas.


Método de Treino


Uma a duas sessões por semana, em ritmo e horários personalizados.

Cada sessão pode ter entre trinta a sessenta minutos, dependendo do diagnóstico, e apresenta um conjunto de exercícios sobre cada função cognitiva específica (Atenção, Concentração, Memória, Percepção, Cálculo, Linguagem, entre outros) num programa de dificuldade progressiva.

Um quadro de pontuações, elaborado especificamente para o programa, permite que vá conhecendo o seu desempenho a cada momento, seguindo a sua evolução ao longo das sessões.

As sessões de treino são individuais, acompanhadas por um Neuropsicólogo, que lhe prestará todo o apoio necessário para uma boa execução de treino.