O Seu Centro Médico em Lisboa


O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e de perturbações ao nível da fala e da linguagem, bem como de alterações relacionadas com as funções auditiva, visual e cognitiva.

É também responsável pelo encaminhamento do seu utente a outros profissionais de saúde.


Terapeuta




Drª Soraia Barriguita



Doenças Acompanhadas por esta especialidade:

- Atraso do Desenvolvimento da Linguagem

- Perturbação Específica do desenvolvimento da Linguagem

- Perturbação da comunicação e da relação

- Perturbação da Articulação Verbal

- Gaguez

- Dificuldades da aprendizagem da leitura e da escrita

- Disfonia








Atraso do Desenvolvimento da Linguagem

O ocorre quando a linguagem, na sua forma, conteúdo e uso, não surge na idade em que deveria ocorrer e/ou se verifica a permanência de padrões linguísticos anteriores, isto é, a linguagem segue o padrão de desenvolvimento normal mas a criança apresenta características linguísticas de idades cronológicas inferiores à sua.


A Perturbação da Articulação Verbal:

É caracterizada, essencialmente, pela não aquisição ou pela incapacidade para a utilização das vocalizações apropriadas à idade e ao idioma, como, por exemplo, os erros da produção, no uso, na representação ou na organização de sons. (Exemplo: troca do fonema /r/ pelo /l/)

O nível linguístico é adequado ou normal. Para que possamos afirmar que determinada criança tem uma Perturbação da articulação verbal, é necessário que a dificuldade na emissão dos sons interfira, de uma forma significativa, com o desempenho académico ou social.


A Gaguez:

Corresponde, de uma forma básica, a uma alteração da fluência e na cadência do discurso (inapropriadas para a idade), caracterizada pela ocorrência frequente de um ou mais dos seguintes fenómenos: repetição de sons ou sílabas; prolongamento dos sons; interjeições; palavras interrompidas (pausas dentro de uma palavra); bloqueio silenciosa ou audível (pausas preenchidas ou não dentro do discurso); circunlocuções (substituição de palavras para evitar palavras problemáticas); palavras emitidas com excesso de tensão física; repetição de palavras monossilábicas. A gaguez interfere com o desempenho académico ou social. A gaguez ão se manifesta, geralmente, no discurso da leitura, do canto ou da comunicação com objetos inanimados. Esta perturbação poderá acompanhar-se por tiques, tremores e outros movimentos anómalos.


Disfonia:

Quase um terço da população mundial sofre de doenças da voz, queixando-se com frequência de rouquidão, secura da garganta ou cansaço ao falar, segundo estimativas citadas pela Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF).


Disfonia Funcional:

É a alteração vocal que decorre geralmente do mau uso ou abuso de um aparelho fonador, anatómica e fisiologicamente intacto, mas que também pode ser o resultado de um mecanismo compensatório mal adaptado, como consequência de uma condição orgânica pré existente.

Mesmo nos casos de alteração vocal em que a função laringea é normal ao exame clinico, ou quando há presença de sinais de tensão muscular laringea anormal, a disfonia é classificada como Funcional. A Disfonia Funcional com abuso vocal prolongado pode levar ao desenvolvimento de alterações orgânicas secundárias, como os nódulos vocais

As doenças mais vulgares são as lesões benignas das cordas vocais, as laringites ou a paralisia daquelas membranas. Os profissionais da voz, como os cantores ou actores, e as chamadas "vozes profissionais", entre as quais as pessoas que utilizam intensivamente a voz no seu trabalho, como professores, políticos ou telefonistas, são os mais susceptíveis de sofrer de doenças vocais, com uma incidência de quase 60 por cento.