O Seu Centro Médico em Lisboa

A diabete caracteriza-se por um distúrbio metabólico causado pela falta relativa ou total de insulina no organismo, a insulina é um hormona produzida pelo pâncreas que tem por finalidade facilitar a absorção de glicose pelo organismo, quando a produção de insulina é inadequada ou insuficiente, a glicose deixa de ser absorvida, passando a acumular-se no sangue, a diabete é o excesso de açúcar no sangue,. Quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde


A diabetes pode surgir em qualquer idade com maior ou menor intensidade, a diabetes na idade juvenil é mais grave (tipo 1). De acordo com a sua fase evolutiva, serão diferentes os cuidados a ter em conta para evitar que o teor de açúcar no sangue suba exageradamente.


O controlo da diabetes é cada vez mais aperfeiçoado graças aos avanços da tecnologia. Quando esta doença não é tratada, os seus portadores possuem um maior risco de desenvolver outras doenças como: hipertensão, arteriosclerose, problemas na visão, doenças renais, etc.


Devemos prevenir esta doença para evitar complicações. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:Uncontrolled diabetes can eventually lead to other health problems as well, such as vision loss, kidney failure, and amputations.

Pessoas com familiares directos com diabetes, homens e mulheres obesos, com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue; Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez,  doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.


Existem dois tipos de Diabetes


TIPO 1

Uma doença auto-imune, mais séria, pois as células do sistema imunológico destroem as células produtoras de insulina, resultando na cessação ou diminuição da produção de insulina, esse tipo de diabete geralmente começa na infância ou adolescência, necessitando aos seus portadores o uso diário de injecções de insulina para o controle da doença.


TIPO 2

É a diabete mais comum, atinge de 80% a 90% das pessoas em sua maioria adultos, neste tipo não há deficiência de produção de insulina pelo pâncreas, porém os tecidos do corpo tornam-se resistentes a insulina, impedindo dessa forma a absorção de glicose, elevando a taxa de açúcar no sangue.

Inicialmente os sintomas da diabete são pequenos, por isso são quase sempre ignorados, porém à medida que se desenvolvem tornam-se impossíveis de serem ignorados. Esteja aos sintoamas


São estes:

Nos adultos:

Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
Sede constante e intensa (polidipsia);
Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
Fadiga;
Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
Visão turva.


Nas crianças e jovens:


Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
Ter muita sede;
Emagrecer rapidamente;
Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
Comer muito sem nada aproveitar;
Dores de cabeça, náuseas e vómitos.



 
.

Clínica Profissional aprovada por asuaclinica.pt!